9 ago
2019

5 dicas que vão te ajudar a acabar com as suas dívidas

Hoje boa parte da população está endividada. Será que você faz parte dessa realidade? Se sim, fica comigo porque esse texto vai te ajudar. Se não, fica também pois pode te ajudar a ajudar outras pessoas!!!

Muitas pessoas, na tentativa de resolverem sozinhas sem uma análise mais criteriosa, acabam por piorar a situação!

Afinal de contas, o que faz com que uma pessoa chegue a essa situação? Sendo bastante simplista, atribuiria ao fato de consumirem de maneira inconsciente e sem nenhuma clareza da sua vida financeira, assim como da sua capacidade de pagamento. Isso tudo aliado a oferta farta de crédito são ingredientes poderosos para uma grande bola de neve.

Mas dá pra sair disso?

Sim! Claro que dá!

Pra sair do buraco basta parar de cavar, não é mesmo?

Separei 5 dicas para que você inicie a mudança da sua realidade financeira. Vamos lá?

  • Coragem! Você precisa de clareza sobre tamanho do “buraco”. Pra isso organize-se. Liste todos os débitos. Faça um apanhado minucioso. Credor (quem você deve), valor atual da dívida (caso fosse quitar hoje), valor da parcela, parcelas faltantes, custo efetivo dessa dívida (conhecido como CET). Feito isso some todas elas afim de identificar o valor total mensal das parcelas e também o valor presente total do débito.
  • Converse abertamente com sua família. Mostre a realidade e busquem juntos forças para sair dessa situação. Vocês precisarão de união para que juntos somem esforços para o que for preciso.
  • Racionamento! Baixem a lupa sobre todas as despesas atuais. Vejam o que é possível cortar, serviços que podem ser renegociados, hábitos que precisam ser mudados. Nessa fase será necessário conhecer minuciosamente todas as despesas. Lembre-se: TODAS. Não basta saber os grandes gastos ou aqueles fixos. É preciso baixar a lupa também no “picadinho”. Esses escondem deslizes importantes quando somados!!
  • Inove! Gere renda! Pense em como incrementar os atuais ganhos. Se é empreendedor pense em novas ofertas. Se é empregado pense em como pode melhorar seu currículo e buscar uma posição melhor na sua área. Se tem habilidades que podem virar fonte de renda, não perca tempo!! Precisamos buscar também novas receitas, e não apenas cortar despesas. A soma dessas iniciativas são SUCESSO!
  • PARE! Suspenda crédito! Isso mesmo! É preciso jogar a pá fora e parar de cavar o buraco! Cancele cartões e também limites automáticos vinculados a conta corrente. Trabalhe para viver com o que de fato é creditado mês a mês. Inicialmente pode ser difícil, mas trará um alívio a longo prazo que não tem preço!

 

Tenha clareza dos seus números, sonhos, e como caminhar em direção aos objetivos! Isso é fundamental. Espero que as dicas tenham servido e que você consiga respirar mais aliviado ao adotá-las. Não se esqueça de compartilhar com quem mais possa interessar! Vamos buscar uma vida financeira saudável que reverbere em todas as áreas de sua vida!

Beijos e até a próxima!

Ka.

Quer saber como meu trabalho pode te ajudar a ter uma vida financeira saudável, organizada e próspera? Vem saber mais aqui http://karinavaladares.com.br/o-que-eu-faco/

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais

Outras Postagens