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8 nov
2017

6 DICAS PARA AJUDAR NA CRIAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS

Entender o poder do hábito em nossas vidas, pode ser fator determinante para uma rotina leve

Você sabia que os estudos apontam que apenas 60% das decisões que tomamos diariamente são decisões e os outros 40% são hábitos? Louco, né?

Isso quer dizer que quase metade das nossas decisões funcionam no piloto automático, essa é uma maneira que o cérebro encontra de manter nossa saúde. Mesmo tarefas complicadas que no início exigem muito esforço podem se tornar hábito e tornarem–se fáceis ao longo do tempo. Como por exemplo: dirigir, digitar, andar de bicicleta…

No livro “O poder do Hábito “ do autor Charles Duhigg, ele mostra que o hábito é composto por um ciclo de desejo que envolve três fases básicas:

  •  Uma deixa: um gatilho, um estímulo para que você entre no modo automático (local, objeto, sentimento, pessoa… algo que liga a chave para o hábito).
  • Uma rotina: uma ação que é repetida várias vezes, conexa ao hábito em si.
  • Uma recompensa: que é aquela satisfação ou prêmio que desejamos com uma rotina específica. Quanto mais prazerosa maior será o desejo de repetir a rotina. Mais ela ficara interligada a rotina e a deixa. Maiores serão as chances de se tornar um hábito.

Quando surge um hábito, o cérebro para de participar na tomada de decisões. E, a não ser que você lute contra este hábito, este padrão irá se desenrolar automaticamente.

Alguns hábitos são capazes de desencadear uma série de bons hábitos em nossas vidas, chamado de hábitos angulares.

No livro ‘O Poder do Hábito’, está claro que a melhor maneira de fugir dos hábitos ruins é substituí-los por novos hábitos. Para isso, temos que trabalhar no sentido de definir os gatilhos que disparam uma rotina e que, por conseguinte, nos trazem uma recompensa e após o gatilho, procurar trocar o antigo hábito ruim por um novo e mais saudável.

Já que hoje percebemos tanto a importância de termos bons hábitos, separei 6 # dicas que irão te ajudar a instalar um novo hábito:

 

  • Foco: escolha iniciar 1 novo hábito por vez. Não tente começar 2…4 novos hábitos de uma única vez.
  • Crie novos hábitos: a partir de algum já existente e instalado. Por exemplo se você lê todos os dias, no mesmo horário e gostaria de iniciar o hábito da meditação. Que tal fazê-lo sempre antes dessa leitura?
  • Monitore: marque os dias de sucesso. Os estudos variam mas costumam indicar que um novo hábito leva de 21 a 30 dias para se instalar. Então para ter uma noção de como está seu esforço/ resultado, registre o período que você está se dedicando.
  • Planeje: tenha todo o necessário em mãos. Essa organização eliminará chances de auto sabotagem. Por exemplo se o novo hábito é fazer atividade física pela manhã… costume deixar a roupa e tênis preparado ao lado da cama para utilizar assim que acordar. Ou… se for fazer atividade logo após o trabalho, que tal já deixar a sacola preparada no carro e assim evitar a ida em casa para buscar?
  • Rotina: manter uma rotina e tentar colocar esse novo hábito sempre no mesmo horário ajudará. Outra dica nesse sentido é identificar seu horário de mais energia e tentar colocar o novo nesse horário. Isso motivará!
  • Premie-se! Estabeleça recompensas para comemorar o seu sucesso! Tenha isso definido e curta esse momento!

Espero que o texto te ajude a instalar novos bons hábitos em sua vida!

Se você se interessa pelo assunto e gostaria de se aprofundar eu te recomendo o livro: O Poder do Hábito- Charles Duhigg. Vale muito a pena!

 Tem mais dicas no meu instagram, segue lá: @kavaladares

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 Beijos e até a próxima 😉

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

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