Blog

17 set
2017

Como o planejamento financeiro pode transformar sua vida!

Afinal de contas, a saúde financeira é muito importante para nosso bem-estar físico e mental

Quando decidi que atuaria como Planejadora Financeira de pessoas e famílias, muitos começaram a perguntar: Karina como isso funciona? É sobre saber o que estou gastando? É aprender aonde investir meu dinheiro?… e outras várias perguntas que em comum mostravam  que o assunto finanças pessoais não está presente nas conversas do  nosso dia a dia familiar e rodas de amigos.

Vejo nessa situação alguns perfis de pessoas:

  • Pessoas que se mantém com o que ganha, mas não conseguem poupar e pensam: “a vida já é difícil e corrida imagina se eu for parar para fazer isso ?! Vou enlouquecer…”
  • Os que estão com a corda no pescoço avaliam ser melhor nem tomar conhecimento da real situação…
  • Tem ainda aqueles com uma boa grana guardada, que vivem bem e pensam: “melhor não mexer em time que está ganhando. ”

Mas na verdade estamos falando de vida! De sonhos! De bem-estar! De independência! De relacionamentos mais harmoniosos…

Então vamos lá! Deixa eu contar pra você em 3 tópicos porque o Planejamento Financeiro não é um bicho de sete cabeças e porque TODOS nós precisamos dele!

 

  1. Ao contrário que muitos podem pensar… ele não se trata apenas de orçamento (controle de receitas e despesas)… essa sim é uma ferramenta super importante durante o processo, mas ele vai muito além disso.
  2. No planejamento financeiro o foco central é a pessoa, sua família e seus sonhos. Pensamos no momento de vida, nos sonhos e projetos já definidos. Levamos em consideração os diferentes perfis de cada um dos membros. Buscamos trazer os esforços de todos para o objetivo comum. Organizamos todas essas informações para que elas não se percam e os sonhos também… afinal sabemos que de maneira desorganizada, sem priorizar e definir etapas as chances deles se realizarem ficam cada vez mais distantes.
  3. Pra facilitar, vamos pensar em um processo que já seja conhecido. Gosto da comparação com uma consulta ao médico para um check-up, afinal nem sempre temos um motivo específico para buscar ajuda. Mas sempre buscamos alguém que vá cuidar da nossa saúde e com isso TER QUALIDADE DE VIDA! Bingo! Isso conseguimos com um planejamento financeiro. Afinal de contas a saúde financeira é muiiiiito importante para nosso bem estar físico e mental.

Então vamos lá! Na prática, os assuntos seriam:

  • Questões financeiras da família: o hoje! Qual o retrato? Existe algum ralo por onde escapa parte dos recursos? Ou… será que chegou a hora de ser criativo e pensar numa maneira de aumentar as receitas?

 

  • Avaliar e cuidar do patrimônio já existente. Todo o esforço até aqui não pode ser desprezado. A reserva de bens e recursos financeiros deve ser protegida. É preciso otimizar os retornos sobre esses bens.
  • Conhecer os pontos de fragilidade que podem colocar em risco a estabilidade financeira da família. Se hoje um dos membros que gera receitas adoecer, ou sofrer um acidente… ou até mesmo morrer.. o que acontece com os projetos e sonhos dessas pessoas? Quais coberturas de seguro existem?
  • Leão! Ah, esse é nosso sócio majoritário …É preciso dar atenção a formas de otimizar nossos impostos! Existem sim maneiras legais, de planejamento!
  • E o futuro? Aposentadoria… assunto tão polêmico, tão incerto, e ao mesmo tempo tão importante. Afinal seja ela aos 40, 50 ou 70 anos … sonhamos com a independência financeira!
  • E por último também é importante olhar para o legado, o que fica. A sucessão dessa família. Riscos e impactos da morte de um dos integrantes. Ou ainda, novos membros que passam fazer parte desse núcleo.

 

Percebe como é rico esse processo?  E o melhor, ele é mais humano que possa parecer. Além disso tem poder enorme de nos ajudar a reconhecer em que ponto do caminho estamos e ser um guia para atingir o ponto desejado.

Se quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, me escreve! Com certeza posso ajudá-lo a exercitar todos esses pontos. Sou certificada planejadora financeira e adoro pessoas e suas histórias de vida!

 

 

 

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais