Blog

18 out
2017

O nosso grande problema de produtividade é a falta de clareza

Você sente que está sempre com o dia lotado, mas não consegue atingir seus objetivos?

A grande questão é que estar ocupado não necessariamente é ser produtivo. Ser produtivo é caminhar em direção aos nossos reais objetivos. E quando definimos nossas atividades sem pensar no nosso propósito, sem ter muita clareza dos nossos objetivos acabamos por fazer várias coisas que não nos levará ao alvo.

Então para sermos produtivos a primeira coisa que precisamos é ter clareza! Saber exatamente qual o desenho queremos para representar nossa vida.

E para isso, vamos pensar em 4 pontos:

  1. #Propósito: Esse desenho que mencionamos precisa estar alinhado com o nosso propósito de vida, com a missão e valores como pessoa.
  2. #Felicidade: eu imagino que todos nós queiramos um desenho alegre que retrate felicidade. E na vida, o que precisamos para ser felizes? Penso em realização pessoal, profissional, financeira e muito equilíbrio entre os papéis que precisamos exercer nessa jornada (pai, mãe, filho, esposo (a), profissional e etc).
  3. #Concretude: esse desenho deve ser concreto, claro em seus contornos. Aqui não cabe o abstrato pois pode dificultar. Nesse ponto não podemos ser genéricos e dizer que queremos ser felizes, ser realizados profissionalmente, ter dinheiro para sustentar a família… Aqui precisamos ser específicos. O que é ser feliz pra você? Enumere situações. O que é ser realizado profissionalmente? Defina que atividade quer fazer, que posto quer assumir. Na parte financeira seja exato quais bens quer ter. Isso vai nortear suas decisões seja de consumo, ou até mesmo de priorização da agenda e até escolha de oportunidades de trabalho.
  4. #Tempo: nós precisamos definir o tempo que gostaríamos que esse desenho seja a representação fiel da nossa vida. Isso nos ajudará a priorizar todas as nossas atividades. Será nosso guia. Temos que ser coerentes e fugir dos extremos. Prazos muito curtos que nos impeça de realizar assim como prazos muito longos que podem não ser tão desafiadores e acabe nos desmotivando.

Então vamos lá. Se você chegou até aqui durante a leitura é porque de alguma maneira quer ser mais produtivo.  Borá exercitar esses pontos:

  • Vamos definir o nosso #propósito de vida.

OBS: o porquê estamos aqui e qual é o sentido da vida? Isso não é uma resposta exata e pode até não ser fácil de expressar. Mas, a verdade é que depois de identificadas essas respostas vivemos muito mais alegres e com mais resignação em relação as dificuldades da vida.

 

  • Vamos detalhar o que precisamos para atingir #felicidade e #concretude.

Para sermos felizes precisamos nos realizar em algumas áreas de nossas vidas e além disso ter equilíbrio entre elas. Então para traçar um rumo vamos especificar 3 realizações que precisamos alcançar nessa vida para preencher cada um dos elementos essenciais da felicidade.

Pessoal: (escreva 3 realizações que você quer ter)

Profissional: (escreva 3 realizações que você quer ter)

Financeira: (escreva 3 realizações que você quer ter)

Equilíbrio dos papéis: (escreva 3 realizações que você quer ter)

 

  • Não existe projeto sem #tempo definido para ser entregue. Assim para cada uma das realizações acima listadas (ao todo 12) defina um prazo, inclusive com data específica.

E não se esqueça de dar acompanhamento.

 

Bom, agora você sabe aonde quer chegar (realizações) e porque (propósito).

Deixe essas informações sempre visíveis. Elas serão seu guia. Te mostrarão aonde você quer chegar daqui X anos. Irão nortear suas decisões (afinal uma oportunidade só é boa se te aproxima dos seus objetivos). Ajudará no momento em que você for priorizar as atividades do seu dia a dia.

 

Lembre-se: agenda lotada não é sinal de que você é produtivo. Isso só será uma verdade se as atividades e compromissos que ali estão, estiverem em sintonia com seu propósito e com as realizações que você quer ter.

Para termos #produtividade precisamos ter clareza! Para ter clareza precisamos de organização! Precisamos organizar nossos sentimentos em relação a vida e a nossas

relações. Precisamos ser coerentes e fazer escolhas que nos aproxime dos nossos objetivos.

O que escrevi faz sentindo pra você? Espero que sim! Se você quer mais dicas de produtividade se inscreva na minha newsletter e receba dicas de organização, produtividade e planejamento financeiro.

Beijos e até a próxima! 😉

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais