Blog

25 out
2017

Por que vale a pena organizar a rotina de crianças e adolescentes?

“A rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.” – Rudolf Dreikurs

Uau!!! Essa frase diz tudo. Acho que nem preciso começar… 🙂

Mas…, já que amo os temas: organização, rotina, crianças, adolescentes, bem-estar…Vamos lá!

Ao contrário do que muitos possam pensar, a organização de uma rotina não engessa. Ela te dá direcionamento, te aproxima dos seus objetivos, ajuda na produtividade, traz qualidade de vida! Se para nós adultos ela é tão benéfica, por que seria diferente para os mais jovens?

Crescer com uma rotina estruturada traz segurança às crianças. Especialistas afirmam que a rotina ajuda na organização da estrutura psíquica e física das crianças.

Nós sabemos que para as crianças a noção de tempo é algo complexo. Quando uma criança pequena te pede algo se você disser que dará daqui 10 minutos, 1 dia e 1 ano não fará diferença.  Ela continuará insistindo, insistindo, insistindo…

Quando uma rotina é criada para criança na linguagem que ela entenda (por exemplo desenhos) ela antecipa o que irá acontecer e adapta o comportamento à próxima atitude. Isso elimina o medo e a ansiedade. Eu vivi os benefícios dessa estrutura recentemente quando minha filha entrou na escola. Nos primeiros 15 dias ela teve muita dificuldade de adaptação. A professora todos os dias no início das atividades pendura no varal, com a ajuda dos pequenos, todas as atividades daquele dia. Essa é a forma como eles estruturam a rotina. Para acalmar minha filha e fazê-la entender que eu voltaria todos os dias para buscá-la eu avisava depois de qual atividade (representada por um desenho) eu voltaria. Ela com o passar dos dias viu que aquilo se repetia e tranquilizou-se. Ah, essa estrutura ajudava também nos momentos de saudade, pois quando voltava ao varal conseguia identificar em qual momento estava e quantas atividades faltavam.

Dei um exemplo de uma rotina dentro da escola. Mas essa organização da rotina deve envolver: hora das refeições, hora de deitar, hora de estudar, hora de brincar e também tempos em família.

Uma família desorganizada com horários acaba por formar crianças e adolescentes inseguros e desorientados.  Crianças que não tem horário para cada atividade muitas vezes se esquecem de fazer suas tarefas, deixam os estudos para última hora com acúmulo de conteúdo, não conseguem atender ao pedido dos pais e cuidadores com relação ao cuidado de seus próprios pertences. Esse tipo de comportamento traz prejuízos no aprendizado e também no convívio familiar.

Os estudos mostram que a organização das atividades diárias não impede que a criança desenvolva a autonomia. O que é preciso, por parte da família, é coerência e flexibilidade no estabelecimento das regras.

#ficaadica: não dá para querer estabelecer uma rotina estruturada para os filhos se sua própria rotina é uma bagunça…

Através de rotinas e hábitos é possível introduzir a criança ao mundo da segurança, dos limites e do conhecimento do seu ambiente. Essa é a melhor maneira de oferecer a cada criança um ambiente estável e tranquilo. Isso fará com que ela possa aprender e ser educada de forma construtiva, formando uma personalidade confiante e consciente.

Na vida regras são essenciais e rotina é a referência na vida de crianças e adolescentes. Ela direciona, organiza e equilibra!

SE você também compartilha da ideia de que organização e rotina trazem qualidade de vida… me conta! Compartilha suas experiências. Vou adorar saber.

Se precisar de ajuda na sua organização pessoal, da sua casa e família, conta comigo. Dá uma olhada no site (http://karinavaladares.com.br/consultoria-em-organizacao-pessoal/)

 

Beijos e até a próxima! 😉

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais