Blog

15 nov
2017

Ser ocupado é ser produtivo?

“Produzir é fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos. O resto é ocupar-se.”

Sabe aquele dia que você não para um minuto, corre de um lado para o outro e ainda chega a noite com a sensação de não ter conseguido concluir o que era mais importante? Isso acontece quando enchemos nossa agenda com atividades que não são importantes e que não estão alinhadas aos nossos objetivos. São momentos em que nos permitimos ser interrompidos a todo tempo ou até mesmo ficamos a mercê da agenda do outro…

A verdade é que sonhamos em ter tempo para o que é mais importante para nós, mas ficamos perdidos no meio dessa vida frenética entre imprevistos e tarefas inacabadas.

Um dos métodos que trata a produtividade que gosto muito é o Tríade do Tempo, criado pelo Christian Barbosa. Nele, ele nos mostra que nossas atividades podem ser divididas em três grandes esferas: urgente, importante e circunstancial.

Além de dividir nessas três esferas ele explica que o equilíbrio dessas categorias está diretamente relacionado à nossa qualidade de vida e produtividade! Se você se interessa pelo tema produtividade e ainda não leu esse livro (recomendo fortemente;-) ),. De toda maneira vou te contar um pouquinho do que ele trata.

Vamos começar pelas esferas das atividades:

 Importantes: são aquelas atividades que trazem resultados e fazem diferença para você, e não para os outros! Geralmente elas estão ligadas a pelo menos um dos seus 4 corpos: Físico, Mental, Emocional e Espiritual.

Urgentes: atividades que precisam ser feitas em um exato momento. Costumam gerar estresse se não forem feitas e consequências negativas. Interrompem seu dia e atrasam o que devia ser feito e o que traz resultados para sua vida.Podem até afastar as pessoas importantes e trazer problemas de saúde.

Circunstanciais:  você é levado a fazer por conta da situação ou por conta de antigos hábitos. Geralmente, são coisas que não fazem sentido para você.

O ideal é que a esfera da importância seja a maior delas, seguido pela da urgência e a da circunstancial. Não tem jeito, temos que conviver com um pouco de cada uma delas.

 

Ainda falando sobre a metodologia da tríade, simbolizada por uma estrela de 5 pontos e sequenciais, veja as dicas:

– Autoconhecimento: você precisa saber o que te alegra, qual sua missão, quem é importante para você. Isso vai te guiar no filtro das atividades que fazem sentido pra você!

– Metas:  se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. As metas são importantes para saber aonde quer chegar. Tenha metas de curto prazo (até 1 ano); médio prazo (1 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos). Reveja as metas periodicamente.E lembre-se escreva essas metas! Lugar de metas não é na cabeça!!!

– Planejamento: não basta saber aonde quer chegar, mas saiba como chegar. Planeje sua semana. Coloque os compromissos, as tarefas importantes, atividades importantes, determine horários. Não planeje 100 % do seu tempo. Deixe tempo para os imprevistos (eles sempre aparecem).

– Organização: vivemos na era da informação. Pare de perder tempo. Descarte o que não precisa. Categorize as informações e documentos. Defina horário de respostas (esse é muiiiito importante! No mundo aonde o whatsapp domina se não tivermos alguns horários definidos para resposta acabamos por abandonar nossa agenda e virar a agenda do outro! Pense nisso tanto para whatsapp quanto para e-mails e demais caixas de entradas!)

Dica: eu utilizo essa metodologia de bloco de respostas e ajuda muiiiiito!

– Execução:  faça uma lista. Escreva apenas o que precisa fazer, temporize. Priorize as atividades, comece pelas mais importantes. Tenha foco e só passe para a próxima etapa após finalizar a anterior.

 

O que eu tenho para te dizer é não espere sua vida acabar para se arrepender do que deixou de fazer. Não seja um escravo das urgências e circunstancias, pare e reflita.

Então vamos lá!!!! Exercite para de fato obter produtividade.  Seja protagonista da sua vida.

 

Se gostou do texto e quiser trocar mais ideias do que tenho feito por aqui para aumentar minha produtividade… me escreva! O canal está aberto e ficarei super feliz em responder.

 

Veja outras dicas no meu perfil do instagram @kavaladares

 

Beijos e até a próxima 😉

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais