Blog

22 nov
2017

Sonhos: planejar ou deixar a vida te surpreender?

“Cada sonho que você deixa pra trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.” – Steve Jobs.

Durante a sua vida você já escutou a frase: “É mais feliz quem planeja a vida”?

Eu não gosto de verdades absolutas. Acredito no que funciona para cada um. Porém …. voltando à frase acima, apesar de polêmica, ela carrega uma boa parcela de verdade.

Eu acredito que quando planejamos com foco acabamos nos dedicando ao que realmente importa. Pra mim a #felicidade está ligada não só a realização do nosso sonho, mas muito ao caminho escolhido, à dedicação, às escolhas, às renúncias por um motivo maior, e principalmente, à conquista do objetivo.

Isso vale para todas as áreas de nossas vidas. Mas quando um sonho precisa de recursos financeiros para sua realização é fundamental termos um plano, caso contrário esse sonho poderá ser abandonado. Por esse motivo a realização de sonhos pode ser a nossa grande aliada na busca por uma vida financeira organizada e próspera. Sonhos que se concretizam são o prêmio máximo por todo o nosso esforço e planejamento.

A grande questão é que, na correria do dia a dia, nos deixamos envolver pela lista de tarefas a cumprir e damos pouca atenção ao que nos faria felizes e realizados hoje e no futuro. Claro que pode ser um pouco difícil saber o que queremos fazer ou conquistar ao longo de toda a vida, mas podemos exercitar isso. Pensando nisso abaixo escrevo um passo a passo que pode ajudá-lo a construir esse planejamento de vida.

Dia a dia. Auxilia na construção da agenda e rotina que priorize o que realmente é importante para você e que vá te ajudar a atingir seus objetivos.

  • Liste seus objetivos de curto, médio e longo prazos. ( 2, 5 e 10 anos)
  • Liste seus projetos prioritários.
  • Faça seu plano de ação (passo a passo) para cada um dos seus objetivos acima definidos (coloque atividades/tarefas/atitudes que você precisa adotar para levar o atingimento do objetivo.

Depois que você tiver tudo isso visível num sistema que te atenda (caderno ou arquivo digital) você poderá utilizá-lo como guia na hora de direcionar suas atividades e seu tempo. Lembre-se sem saber para aonde quer ir… qualquer lugar serve!!!

Finanças. Faça um planejamento que contemple seus sonhos que necessitem de dinheiro para realização. Nesse caso será muito importante saber qual o custo de cada um e determinar um tempo ideal/viável para a realização de cada um deles. Construa uma tabela (que também pode ser analógica ou digital). O importante é que seja claro, visível! Segue minha sugestão para construção dessa planilha de planejamento.

  • Nome do sonho.
  • Quando você gostaria de realizá-lo.
  • Valor total do sonho.
  • Quantos meses para realização do sonho.
  • Qual seu esforço mensal de poupança para cada objetivo.
  • Qual o instrumento financeiro (tipo de aplicação) será utilizado para essa poupança.

Bom, aqui você terá um mapa super detalhado de onde quer chegar e isso servirá de estímulo para poupar. Nesse item minha sugestão é: se você é casado (a) ou vive com alguém ou mesmo que não mas tenha filhos… planejar com alguém é mais estimulante e promissor.

Quando temos projetos em conjunto fica mais difícil abandoná-los pelo caminho, pois temos outras pessoas queridas se esforçando também. Dessa maneira: converse em família, faça planos de vida com seu marido, namorado, seus filhos… e crie uma corrente de energia e esforços! Tenho certeza, valerá muito a pena!!

Espero que essas dicas sirvam pra você. Se você também tem maneiras legais de planejar seus objetivos e quiser compartilhar, me conte! Deixe seus comentários!!

Beijos e até a próxima! 😉

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais