Blog

1 nov
2017

CONHEÇA TODAS AS FASES DE UM BOM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Um bom plano te ajuda a gerenciar seus assuntos financeiros para atingir os seus objetivos de VIDA.

O planejamento financeiro transforma a vida das pessoas! Ele traz clareza, dá direção e auxilia a caminhada para alcance dos objetivos. O que percebo hoje é que pouco se fala sobre Planejamento Financeiro nas famílias. Mas, muito se discute sobre gastos! Nem sempre existe um diálogo direcionado sobre sonhos, projetos e estratégias para atingir os objetivos.

Eu diria que esse processo nos ajuda muito mais do que apenas organizar nossas finanças. Ele nos auxilia reconhecer nossos objetivos individuais e coletivos (por exemplo da família). Muitas vezes ele é o gatilho para inicio do compartilhamento de sonhos no núcleo familiar. Quando durante o Planejamento temos o envolvimento de toda família, já não sonhamos sozinhos e o mais importante: também não nos engajamos sozinhos em prol de um objetivo, nasce aí uma força tarefa!

Tem um texto no blog onde eu falo um pouco do que é essa ferramenta maravilhosa Planejamento Financeiro e em quais áreas da vida ela atua.Se quiser ver clique nesse link -> bit.ly/planejamentofinanceiro1

Mas nesse texto de hoje eu gostaria de falar um pouco de como ele acontece. Quais são as fases do Planejamento Financeiro. Vamos lá?!

  • Coleta de dados: nessa fase são coletadas informações quantitativas e qualitativas para elaboração do plano financeiro. São mapeados todos os dados. Mas, trabalhamos também qual a relação da pessoa com o dinheiro, qual seu comportamento. Assim como quais são seus sonhos, próximos projetos e objetivos para o futuro e qual impacto das finanças para o alcance.
  • Síntese e análise: aqui fazemos um retrato da situação atual, e dos objetivos futuros. E, analisamos se estão convergentes a estratégia atual e o caminho necessário para alcançar os objetivos futuros.
  •  Recomendações de planejamento financeiro e apresentação das mesmas: Nesse momento com “conhecimento de causa” é feito um plano de ação para atingir objetivos traçados com os recursos disponíveis.
  •  Implementar as recomendações: Essa etapa depende única e exclusivamente da pessoa ou família. O plano estará pronto. Coloca-lo em prática depende dos interessados.
  • Monitoramento: essa etapa é muito importante. Todo plano financeiro precisa de acompanhamento e precisa ser revisitado de tempos em tempos ou, quando alguma mudança brusca que impacta a situação financeira do individuo ocorra. Por vezes uma mudança de rota pode se fazer necessária.

As pessoas podem optar por fazer o Planejamento Financeiro sozinha ou com a ajuda de um profissional qualificado. Independente do caminho escolhido é preciso olhar para todos os aspectos da vida financeira. São eles: fluxo de caixa, investimentos, tributos, seguros, planos de aposentadoria e planejamento sucessório.

Lembre-se qualquer decisão em uma dessas áreas deve ser considerado o reflexo no seu status financeiro geral hoje e no futuro. O Planejamento Financeiro é para todos! E, ele muda a vida das pessoas! ( pra melhor!!  😉 )

Curiosidade:

A carreira de Planejador Financeiro no Brasil é nova e ainda pouco conhecida. Mas, você sabia que existe uma certificação internacional para Planejadores Financeiros?  CFP® – Certificate Financial Planner. Essa certificação garante aos profissionais que a tem um nível de excelência no assunto assim como um forte código de ética.

Ah, nós profissionais certificados utilizamos em nossa assinatura esse simbolo, para nos identificar! ( CFP®)

Aqui no Brasil a instituição responsável por essa certificação é a ‘Planejar’. Se você se interessa pelo assunto, dá uma olhada lá no site tem muita coisa interessante.

https://www.planejar.org.br/

Tem mais dicas no meu instagram, segue lá: @kavaladares

Aproveite para se inscrever na minha News, basta cadastrar seu e-mail para receber dicas relevantes sobre finanças e organização.

Beijos e até a próxima 😉

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais