Eu já achei que presentear minha filha na primeira infância com brinquedos legais e diferentes iria encantá-la. Mas, sempre percebi que, no final das contas, ela gostava mais da embalagem do que do próprio presente.
Entendi que uma caixa de papelão representava mil possibilidades. Ela virava carro, fogão, cabana e tudo mais o que fosse possível imaginar a mente de uma criança.
Notei que isso acontecia com as pequenas coisas. Até uma simples sacola já vi se transformar em capa de super poderes. Interessante como a criança ensina pra gente o tempo todo sobre como o nosso olhar diante das coisas é o que dá sentido à vida.
A grandeza do construir um pouco todo dia com o que você tem em mãos
Existe uma grande diferença entre construir e esperar que um milagre aconteça. Muitas vezes, a gente espera que o “presente” caia no nosso colo e resolva os nossos problemas, mas esquecemos de olhar para a caixa que fica jogada no cantinho e, a partir dela, criar caminhos e possibilidades.
O que quero dizer com isso é que, se a sua vida financeira está difícil, apertada e sufocante, não é um milagre que vai colocar tudo no lugar. É você mesmo.
Ilusões só distorcem a realidade
Muitas pessoas que estão em situações vulneráveis financeiramente acreditam que não vão encontrar uma saída, que não vão conseguir mudar. Existe um desespero natural, uma angústia. Vejo muita gente assim. Tudo parece sofrido porque a mudança vai exigir tempo, paciência e disciplina. É nessa hora que alimentamos ilusões de que a transformação do cenário da vida só será possível se acontecer um milagre do tipo:
Mas, preciso ser honesta: a ilusão só vai piorar as coisas. Quando você espera que algo aconteça, você continua repetindo os mesmos hábitos, vai se afundando mais e deixa de estar consciente na sua tomada de decisão.
Perceber isso é um passo importante.
Você não consegue se comprometer com as mudanças necessárias sem entender que essas ilusões e comportamentos repetidos só estão te mantendo no mesmo lugar. É lá que você quer ficar?
Para mudar, é preciso entrar na dança
Pense comigo: o que é uma dança? É um conjunto de passos coreografados que fazemos com o nosso corpo. Para executar uma coreografia, você terá que aprender os passos, seguir cada um de forma ordenada, entrar no ritmo da música e ensaiar inúmeras vezes. Até que tudo esteja alinhado vai levar tempo. O Planejamento Financeiro, caminho que vai te tirar de um cenário ruim e conduzir para um bom, é como uma dança.
Planejamento Financeiro é você, de forma consciente, dar passos coordenados que te levam exatamente para a vida que você deseja viver. É por isso que reforço: o planejamento financeiro é para todo mundo. Seja você autônomo, empreendedor ou CLT. Não importa a sua função, profissão ou empresa. Sem planos, dificilmente, você irá sair do lugar para caminhar rumo ao que almeja.
Sempre é possível mudar de rota e seguir por outro caminho
Já atendi pessoas completamente endividadas, tristes e desesperadas. Pessoas que vendem o almoço para pagar o jantar. Pessoas sem nenhuma reserva ou que gastam o dobro do que ganham de forma descontrolada. O resultado é que elas estão sempre com a corda no pescoço. Viver assim é angustiante para qualquer ser humano. Faz com que você se distancie de uma vida em paz. Verdade seja dita: é difícil dormir tranquilamente se a vida financeira está sempre no vermelho.
Primeiro, é preciso saber que o acolhimento é necessário. Ninguém precisa ser julgado. A maioria de nós não sabe lidar com o dinheiro e se afundar em uma situação descontrolada acontece praticamente com nove em cada 10 pessoas. Quase todo mundo tem algum desequilíbrio financeiro. Só que, dessas nove pessoas, apenas três decidem mudar e melhorar a vida. Em qual grupo você está?
O que quero que você entenda é que dá para mudar isso, seja qual for a sua realidade. Mas depende muito da sua disposição de entrar na dança e aprender a seguir os passos. Planejamento Financeiro é sobre viver a vida que você quer ter. Não é sobre julgamentos, planilhas e controle de gastos. Vai muito além disso.
Acreditar em si mesmo e tomar atitudes práticas
Não importa o quanto a sua vida financeira esteja fora de controle. O que importa é o que você vai fazer diante da realidade. Acreditar em si mesmo e não alimentar ilusões é o primeiro passo.
Você tem a capacidade de construir o seu próprio presente e futuro. O que você quer alcançar amanhã só vai acontecer se você construir hoje. Afinal, a vida é exatamente isso: o que você vive hoje é o que você construiu ontem.
Talvez, as decisões tomadas no passado não tenham sido tão positivas e o caminho que você trilha agora esteja nebuloso. Mas, ajustar a rota do GPS e pegar uma outra estrada, mesmo que muito mais longa, é uma decisão sua.
Eu estarei sempre por aqui para te escutar, estender a mão para você, te ajudar a ajustar essa rota e comemorar suas vitórias
a autora
Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.