19 dez
2023

Não deixe faltar canela na sua vida

Por Karina Valadares, planejadora financeira*

Era um dia qualquer de um mês de dezembro do ano em que resolvi dar uma virada na minha vida profissional. Chovia lá fora. E, dentro de mim, era só medo. Medo de não conseguir lidar com tantas coisas novas às quais eu estava me expondo. E isso começava a me angustiar. Por fora, sempre fui firme e nunca me deixei paralisar diante de desafios. Mas, como quase todos, por dentro, sempre tive medo.

Naquela tarde, eu levei a minha filha à escola, voltei para casa e estava sem chão. A chuva lá fora me convidava a deixar chover também em mim. Chorei. Chorei e tentei identificar o que eu poderia fazer para melhorar aquela sensação de falta de base, de segurança e de amor.

Lembrei-me da minha mãe, do mingau de aveia que ela sempre fazia para nós. O meu coração se acalmou. Decidi preparar um prato cheio e, enquanto ainda estava fumegante, polvilhei canela. O mingau da minha mãe sempre tinha muita canela.

Espalhei a especiaria com abundância, como se pudesse sentir a minha mãe presente ali, cuidando de mim e acolhendo o meu coração amedrontado. Eu estava faminta daquele afago e as colheradas eram um bálsamo de consolo e aconchego.

Minhas lágrimas se tornaram um ingrediente novo que salgava a experiência e colocava para fora receio, insegurança, solidão… ao mesmo tempo em que a aveia, o leite e a canela traziam para dentro cuidado, chão e afeto. O cheiro da canela me conectava diretamente com aquele tempo em que cuidado tinha sinônimo de mãe e colo.

O que aconteceu até aqui

Oito meses antes, eu fiz uma grande virada na minha vida. Estava tudo claro sobre a decisão. Saí do trabalho “formal”, decidi voltar para casa e parti para buscar em mim o sentido de existir e a marca que gostaria de deixar no mundo como mulher, mãe e profissional. Mas, apesar das certezas, era uma ruptura e, por isso, o medo veio fazer morada. 

Hoje, olho para trás e vejo que dei os passos que deveria dar rumo ao que me propus. Nas ocasiões em que esse caminho foi frustrado, percebi que falhei porque os destinos não estavam verdadeiramente conectados ao que era essencial para mim naqueles momentos. Em outros passos, apenas fracassei feio. Mas, o balanço foi positivo. 

E nessa direção, quero fazer um convite a você:

1º- Revisite as suas intenções

De tempos em tempos, faça um balanço, comemore os seus avanços e acolha os seus fracassos. Mais do que isso, repactue com aquilo que faz sentido para você e dê mais uma chance a si mesmo.

2º- Olhe para você no passado

Como você era ontem? O que você valorizava e do que não abria mão? Ainda é assim hoje? Avalie o que você pode deixar ir. Perceba o que vale a pena manter e invista a sua energia naquilo que faz sentido.

3º- Os dois itens acima são sobre VIDA. Então, repita cada um deles com as suas FINANÇAS.

Construa o seu orçamento olhando para o que aconteceu no passado e para o futuro que você deseja viver amanhã, daqui a um mês, um ano ou pelo resto da vida.

A maneira como escrevemos os nossos sonhos pode influenciar na realização dos objetivos

Eu quero te ajudar a fazer valer os seus objetivos e esforços definidos no item anterior. Então, preciso dizer a você que é essencial ter metas, desejos e objetivos da forma mais clara possível. A nitidez nos propósitos também nos possibilita enxergar o caminho a percorrer até eles.

Existe um método chamado SMART – uma sigla para Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-bound (do inglês, Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo limite). Essa é uma das técnicas mais amplamente usadas e eficientes em termos de alcance de resultados. Então, agora que você já sabe quais são os seus objetivos, vamos adaptá-los à técnica SMART?

A minha sugestão é que, para cada um dos objetivos, você responda as cinco perguntas a seguir:

Específico

O que especificamente você quer alcançar? 

Mensurável

O que exatamente você vai ter, ouvir ou sentir quando conquistar o seu objetivo? Como saberá mensurar o quanto atingiu?

Atingível

É possível para você alcançar esse objetivo? Você tem controle sobre o resultado? A meta é realista?

Relevante

Vale a pena? Você está disposto ou disposta a dedicar o esforço necessário para a realização desse sonho? Por que ele é relevante para você?

Tempo limite

Qual é o prazo que você vai definir para realizar o seu sonho? Quando isso vai acontecer?

Preste bastante atenção, principalmente, nestes dois itens: mensuração e relevância. Eles darão pistas se os seus objetivos estão verdadeiramente conectados à sua existência porque eles te ajudam a focar no que você realmente sente.

Ah, a canela!

Depois daquele dia de dezembro, eu percebi que precisava de muita canela. E, desde então, apresentei à minha filha e ao marido o poder de um mingau de aveia quentinho polvilhado amor. Ops! De canela.

Lá em casa, cuido diariamente de nós com panqueca de banana quentinha e muita canela. Aos fins de semana, não pode faltar um bolinho quente que, na maioria das vezes, leva canela – o mesmo cheiro da minha casa de infância aos sábados. E para cuidar do nosso descanso, uma água perfumada nas roupas de cama com maçã e canela.

Só depois percebi por que a canela é indispensável na minha casa. Ela está presente não só na minha memória afetiva da infância, mas na minha rotina de cuidados diários. E quanto a você? Qual é a sua canela? Ela deve estar mais perto do que você imagina.

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais