10 out
2019

O segredo do sucesso está na criança que nos habita!

Na verdade, tudo está sob o comando de quem não vemos...

No início de 2019 eu desejei que LEVEZA fosse a palavra que representasse o meu ano. Então criei algumas metas para que eu pudesse buscar esse jeito de viver. No meio desse caminho iniciei uma jornada de autoconhecimento composta por treze estações. Em cada uma delas a abertura de um novo portal. A segunda estação foi a Criança Interior. Foi intenso, profundo, doído e lindo ao mesmo tempo!

Nas meditações que faço diariamente eu encontrei comigo mesma ainda criança. Consegui entender várias interpretações que essa minha criança fez. E assumi cada uma delas com o objetivo de cuidar das feridas que ali existiam e resgatar a minha verdadeira essência, que é amor!

De lá pra cá eu tenho recorrido aquele tempo da infância para buscar o que habita a minha essência. No que eu acredito. Quais são minhas maiores habilidades naturais e o que realmente importa!

Eu sinto que ficamos numa luta com o externo quando na verdade o segredo está aqui dentro desde quando viemos ao mundo. Nós vamos crescendo e complicando as coisas.

O contato bem de pertinho com minha filha me trouxe a clareza de que pode ser mais simples! Pode ser divertido! Pode ser gostoso! Pode ser desafiador sem perder o humor!!

Ela me desafia o tempo todo com sua serelepice!! Sua vida é um eterno faz de conta.  Está o tempo todo criando narrativas carregadas de emoção, amor, desafios, mistérios e aprendizados. Não é necessário nada sofisticado. O extraordinário sai do ordinário. As brincadeiras mais ricas acontecem quando tem menos brinquedos estruturados e intervenções! Eu vejo isso como resultado de ter menos distrações. Dia desses ela recebeu uma amiguinha muito querida pra brincar e dormir em casa. Elas passaram mais ou menos 28 horas juntas. Durante todo esse tempo a brincadeira foi a mesma! Faz de conta! Elas criaram a vida que queriam viver com detalhes, e com empatia. É muito bonitinho porque cada uma vai falando o que a outra vai fazer/viver e vão se complementando!! Eu fiquei ali só babando…

As vésperas do dia em que comemoramos o dia das crianças eu vejo como elas nos ensinam o tempo todo. Se eu pudesse fazer um resumo do que eu aprendo, eu diria:

  • É possível redescobrir dentro de nós o que nos fazia viajar, mergulhar profundo quando éramos crianças. Lá está a nossa essência. Nela o que realmente importa.
  • Precisamos buscar viver uma vida com menos distrações, menos coisas e mais ligada a nossa essência.
  • Brincar pode e deve ser uma maneira de viver as nossas atribuições diárias. Fica mais leve, mais gostoso!
  • Precisamos parar de dizer que não somos criativos! Nós somos SIMMMM! Nascemos criativos, mas vamos criando cascas que escondem nossa essência artista!!
  • Todos nós somos vulneráveis como crianças. E é a negação dessa verdade que nos limita buscar novas possibilidades!

Feliz dia das crianças pra todos nós!!

Que possamos sempre relembrar com elas como é que podemos viver a vida de maneira autêntica. Que nós podemos acessar a nossa criatividade nata, no que somos verdadeiramente bons, buscando resgatar isso e levar para o mundo através do nosso ofício esse jeito de fazer as coisas. Sempre com alegria, leveza e diversão!

MAS que acima de tudo possamos preservar o direito de toda criança de ser livre! Que nos cuidemos para que não depositemos nelas nossos desejos e frustrações.

Eu queria muito partilhar essas ideias com você e ficarei muito feliz se você quiser dividir comigo as suas impressões sobre esses aprendizados que nós adultos ganhamos com os pequenos

Beijos e até a próxima!!

a autora

Karina Valadares

Mãe, esposa, profissional de finanças e empreendedora. Dedico minha vida à consultorias financeiras pessoais, assessoria de investimentos e organização de rotina.

saiba mais